Wann / Quando:
21/10/2016 @ 19:00
2016-10-21T19:00:00+02:00
2016-10-21T19:30:00+02:00
Wo / Local:
a Livraria
Torstraße 159
10115 Berlin
Alemanha
Kontakt / Contato:
A Livraria

INFO

evento berlin brasilient trifft berlin 2016  Wie funktioniert brasilianisches Theater face

Bild:  ©Promo

btb 2016 mini banner

PRÄSENTIERT:

Wie funktioniert brasilianisches Theater?
Companhia do Feijão erzählt

Zernesto Pessoa und Pedro Pires, Mitglieder der Companhia do Feijão aus São Paulo, geben Einblicke in Arbeitsmethode und Zielsetzung der Theatergruppe. Ausgangspunkt ihres Gesprächs mit dem Publikum ist die Stückentwicklung Wer Augen hat, der sehe, die auf Luiz Ruffatos preisgekrönten Roman Es waren viele Pferde basiert. Pires, Gründer der Gruppe, und Pessoa sind zugleich Schauspieler, Regisseur, Dramaturgen – ein typischer Zustand für brasilianisches Theater. Die engagierte Gruppe hat mit seinen Stücken schon das Ausland sowie entlegende Orte Brasiliens, wo noch nie jemand Theater gesehen hat, bereist.

 

Companhia do Feijão em Berlim
Em outubro estarão na Alemanha Pedro Pires e Zernesto Pessoa, membros da Companhia do Feijão, que completa neste ano 19 anos de trabalho. Após participação no Teamtheater. Global São Paulo, em Munique, os dois participarão de um encontro público em A Livraria, em Berlim.
Este encontro (travado em português) contemplará a leitura de um fragmento do espetáculo Mire Veja – motivo da participação da Companhia do Feijão no Teamtheater.Global São Paulo –, seguida de bate-papo informal com os presentes sobre questões artísticas da companhia a partir do breve reconto de seu histórico, interesses e método de trabalho.
O espetáculo Mire Veja é uma livre adaptação, assinada por Pires e Pessoa, da obra literária eles eram muitos cavalos, do escritor brasileiro Luiz Ruffato, parceiro artístico sazonal da companhia desde 2002.
A Companhia
A Companhia do Feijão tem desde 1998 um reconhecido trabalho continuado de desenvolvimento de linguagens teatrais e criação em equipe, utilizando como tema de base o estudo do homem e das realidades brasileiras. Intercepta em suas criações a observação crítica de fatos sociais contemporâneos e uma permanente investigação sobre a história e a memória nacionais. Sempre em busca de procedimentos que possam servir como referência para um real desenvolvimento de políticas públicas no que se refere à existência de manifestações culturais não contempladas por ditames mercadológicos. Tem em seu currículo doze espetáculos que procura levar a lugares onde normalmente o teatro não chega, tendo percorrido grande parte do território brasileiro, além de Portugal, Espanha e Cabo Verde, e chegando a um amplo espectro de público que vai de grandes metrópoles a mínimas comunidades rurais. No Brasil já recebeu os Prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Shell, além de diversas premiações individuais de seus integrantes, prêmios-estímulo e projetos contemplados pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
PEDRO PIRES
Fundador da Companhia do Feijão. Formado pela École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq em Paris e Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. É diretor, dramaturgo, ator e professor.
ZERNESTO PESSOA
Integrante da Companhia do Feijão desde 2000. Formado pela Escola de Arte Dramática e Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É ator, diretor, dramaturgo e iluminador.

Ort: a Livraria
Torstr.159 , 10115 Berlin

21 Oktober
19:00